EXIGÊNCIAS GERAIS E DOCUMENTAÇÃO BÁSICA NECESSÁRIA PARA EMISSÃO DE CVI (CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL)
Atestado de Saúde
O Atestado de Saúde precisa conter a informação de que o animal não apresenta sinais de doenças infectocontagiosas e parasitárias. Deve conter também o comprovante de implantação do microchip, com a data da aplicação, ou tatuagem para fins de identificação do animal. O microchip deve atender o padrão ISO 11784 e ISO 11785 e tem que ter sido implantado antes ou no mesmo dia da vacinação antirrábica.
O modelo do atestado está disponível no site do MAPA.
Carteira de Vacinação
Animais com mais de 12 semanas (3 meses) devem obrigatoriamente receber a vacina contra a raiva. Para animais com menos de 12 semanas de idade que não receberam vacinação antirrábica, ou com idade entre 12 e 16 semanas que receberam vacinação antirrábica há menos de 21 dias, é exigida a autorização do órgão sanitário do país de destino para o embarque. (https://ec.europa.eu/food/animals/pet-movement/mswebsites_en ).
Sorologia Antirrábica
Deve ser realizada com uma amostra de sangue colhida após 30 dias da data da última vacinação e no mínimo três meses antes da data de emissão do CVI. A amostra precisa ser enviada a um laboratório credenciado de acordo com o artigo 3º da Decisão 2000/258/CE. A titulação de anticorpos neutralizantes do vírus da raiva no soro deve ser igual ou superior a 0,5 UI/ml.
Tratamento Antiparasitário
Animais com embarque previsto aos países constantes do anexo I do Regulamento Delegado (UE) nº 1152/2011 (FINLÂNDIA, IRLANDA, MALTA, e REINO UNIDO em 12/03/2015) devem receber tratamento medicamentoso específico contra o parasito Echinococcus multilocularis.
Recomendamos acessar o site do Ministério da Agricultura para conferir essas e outras exigências na íntegra:
Onde Emitir o CVI (CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL)
4 Passos Rara Obter o Exame de Sorologia Antirrábica
1º – Implantação do Microchip
2º – Vacinação Antirrábica (a vacina tem que ser feita após a microchipagem obrigatoriamente)
3º – Coleta da Amostra em jejum de 6 horas (após 30 dias da vacinação antirrábica e em período dentro do da validade da vacina antirrábica (12 meses).
4º – Quarentena de 90 dias contados a partir da coleta da amostra
5º – Recebimento do exame, em até 7 dias da data do envio ao laboratório
Perguntas Frequentes
Particularidades de Países
Estados Unidos
Todo cão que ingressar nos EUA (exceto os vacinados nos EUA) deverá obrigatoriamente ter em mãos um “Rabies Vaccine and Microchip Record – RVMR“